Imprimir

Em típico jogo de 6 pontos, Fluminense e Vasco são hoje segundo e terceiro colocados respectivamente e fizeram uma boa partida. O Vasco que teve o mando de campo, jogou de preto e o Fluminense de branco. Detalhe para uma faixa preta na camisa do Flu que está de luto pela morte do grande goleiro Félix que defendeu o Fluminense e Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970. 

Em um jogo de muita marcação e poucas chances de gol, o primeiro tempo, apesar de um gol do Fred anulado pelo Flu e um chute prensado do Alecsandro com o Gum para o Vasco, foi de muito respeito de ambos os times. 

No segundo tempo, os dois clubes aceleraram o ritmo e o jogo ficou muito melhor. Porém, mesmo com os erros de arbitragem, acho exagerada a reclamação dos torcedores e jogadores do Vasco. Principalmente porque o árbitro Marcelo de Lima Henrique, na minha humilde opinião, errou para os dois lados. Os jogadores do Vasco reclamaram principalmente de um penalti que Carlinhos tocou a mão na bola dentro da área e que para mim foi penalti.  E também reclamaram de um penalti do Leandro Euzébio agarrando o jogador do Vasco dentro da área e eu acho que não houve absolutamente nada nessa jogada. Lembrando que essa jogada foi consequência da linda jogada de Tenório que chegou a dar um chapéu no goleiro Diego Cavalieri e no momento de finalizar, tocou de cabeça e acertou o travessão. Mas Tenório estava em impedimento no lance anterior e o árbitro e bandeirinha nada deram. 

Rafael Sobis e Thiago Neves comemoram o gol do Flu

Por outro lado, acho que o gol anulado do Fred no primeiro tempo é discutível. Apesar do Fred e Douglas terem se encontrado dentro da área, não vi nada no momento. Além desse lance, no segundo tempo, Samuel recebeu ótimo passe em condições legais de frente para o goleiro Fernando Prass e o bandeirinha assinalou impedimento. Nessa jogada o mesmo concluiu para gol e recebeu o cartão amarelo, foi o terceiro dele no campeonato brasileiro e está fora do jogo contra o Corinthians no Rio de Janeiro pela primeira partida do segundo turno. 

Acho que pelo equilíbrio da partida, o placar mais justo seria o empate, mas como já disse aqui mesmo, futebol não é justo e é resolvido no detalhe. Detalhe esse que o Flu levou a melhor com dois bonitos gols de Thiago Neves. O primeiro em boa jogada de Rafael Sobis para Wagner que manda para Thiago Neves acertar um lindo voleio. O segundo gol em cobrança de falta, provavelmente ensaiada, que Edinho tira o jogador base da barreira da posição e Thiago Neves na cobrança acerta o cantinho. Fernando Prass nem pula para bola no lance. O Vasco descontou com Gum marcando contra. No lance que aconteceu 1 minuto depois do gol do Fluminense, Juninho Pernambucano cruzou pela direita e Gum que chegou a frente de Alecsandro na bola desviou para a meta de Diego Cavalieri. Placar final, Fluminense 2 x 1 Vasco da Gama.

Com o resultado o Fluminense agora tem o mesmo número de pontos do líder Atlético-MG que amanhã enfrentará o Cruzeiro. Já o Vasco viu o Fluminense aumentar a distância para 7 pontos e pode ser ultrapassado caso o Grêmio vença ou pelo menos empate contra o Internacional amanhã. O Grêmio que está com 34 pontos contra 35 do Vasco, tem uma vitória a mais que o time carioca. 

Por Leonardo Calheiros.